//
Você está lendo...
File Services

Implementando File Screening em seu File Server

Saudações pessoal.

Conforme prometido no último artigo “Adicionando cotas em compartilhamentos do File Services” irei falar um pouco de uma ferramenta interessante dentro do File Server Resource Manager o File Screening Management.

Em um breve resumo ele serve para criarmos máscaras de arquivos em nossos compartilhamentos otimizando assim o que será salvo em nosso File Server.

Imaginem um ambiente básico com 50 usuários com acesso a determinado compartilhamento de rede e você administrador com uma unidade de 500Gb, esses usuários podem salvar qualquer formato de arquivo nesse compartilhamento. Em um determinado ponto você verifica que o espaço em disco está caindo drasticamente e ao fazer uma auditoria simples verifica que há muitas músicas e vídeos salvo no compartilhamento, o que está fazendo ocupar muito espaço em disco e não condiz com conteúdo de trabalho da empresa.

A solução para esse caso é atribuir uma política de File Screening para então não permitir que arquivos de áudio e vídeo não sejam salvos no servidor.

O File Screening Management já apresenta alguns grupos e templates prontos, para o nosso cenário, vamos criar todas as opções manualmente para que tenhamos o conhecimento de cada opção.

1- Abra o File Server Resource Manager em Start / Administrative Tools veja em “File Screening Management” temos 3 opções “File Screens”, “File Screen Template” e “File Groups”.

2- Em “File Groups” vamos criar o grupo de extensões a serem bloqueadas, porém, verifique que já há alguns grupos criados. Clique com o botão direito e depois em “Create File Group“.

3- Vamos definir um nome a esse grupo como “Blocked“, em “Files do Include” digite a extensão a ser bloqueada, para o nosso cenário vamos bloquear as seguintes “*.doc*.exe*.jpeg*.mp3*.txt“. Confirme em “OK“.

4- Em “File Screen Templates” vamos criar o template com a ação a ser feita. Clique com o botão direito e depois em “Create File Screen Template“.

5- Defina o nome do template e selecione o “file groups”, vamos selecionar o criado anteriormente “Blocked”. Em “Screening Type” temos a opção “Active screening” que não permite o usuário salvar os arquivos no compartilhamento, temos também a opção “Passive screening” permite o usuário salvar os arquivos normalmente, indicado para monitoramento. Vamos selecionar a primeira opção ir para a aba seguinte.

6- Em “E-mail Message” podemos definir se será enviado um e-mail administrativo aos administradores e ao usuário, porém para essa opção é necessário que há um servidor SMTP no ambiente.

7- Em “Event Log” vamos marcar a opção para que seja registrado um evento no Event Viewer. Confirme a criação clicando em “OK“.

8- Agora em “File Screens” vamos definir o compartilhamento que irá receber essa “máscara”, clique com o botão direito e depois em “Create File Screen“.

9- Conforme feito no artigo anterior, vamos atribuir essa máscara ao compartilhamento das pastas particulares dos usuários, selecione a pasta pai (todas as subpastas receberão a mesma política). Em “Derive properties from this file screen template” selecione o template criado anteriormente “Blocked“. Clique depois em “Create“.

VALIDANDO A CONFIGURAÇÃO
10- Vamos agora validar as configurações definidas anteriormente. Vamos tentar transferir alguns arquivos salvos localmente para a unidade particular de rede na qual definimos a máscara anteriormente. Verifique que temos diversos arquivos para transferir (.bmp / .doc / .jpeg / .mp3 / .txt)

11- Ao iniciar a cópia já é apresentado uma tela que não há permissão para essa ação, clicando em “Skip” os arquivos que apresentarem erro serão desconsiderados.

12- No final vemos que somente o .bmp foi copiado pois o mesmo não está listado em nosso template.

13- Verificando o Event Viewer vemos a entrada referente a negação do arquivo.

Abraços a todos.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: