//
Você está lendo...
File Services

Adicionando cotas em compartilhamentos do File Services

Saudações pessoal.

Agora mantendo a mesma regularidade de antes vamos para mais um artigo, interessante e muito importante ao se planejar um cenário com File Server.

Um dos grandes problemas dentro de um ambiente em TI é o controle referente aos dados, políticas de arquivos e cotas de utilização. Sabemos muito bem que se depender do usuário, arquivos da empresa são salvos em qualquer lugar, cabe a nós disponibilizar um local seguro (no qual haja uma política de backup) para armazenamento dos dados empresariais e por que não os particulares, desde que haja uma política padronizada para isso.

Nesse artigo vamos configurar o serviço “File Server Resource Manager” no qual através do mesmo vamos configurar cotas de utilização de disco por usuários, departamentos e conforme necessidades.

CONHECENDO O AMBIENTE
Nesse cenário vamos utilizar um servidor Windows 2008 R2 que utiliza a função de File Server e disponibilizará ao usuário 3 compartilhamentos:

1 – Compartilhamento “Particular” (O usuário terá uma pasta no servidor, no qual estará seguro pelas políticas de backup, porém na qual só o mesmo terá acesso). O compartilhamento terá uma limitação de armazenamento em 1Gb

2 – Compartilhamento por “Departamento” (Todos os usuários pertencentes a determinados deptos. terão permissão de acesso aos seus deptos.). O compartilhamento terá uma limitação de 10Gb.

3- Compartilhamento “Global” (Todos os usuários autenticados da empresa tem acesso a esse compartilhamento de forma a uma troca rápida de arquivos). Não haverá restrição de cotas.

Para esse artigo vamos exemplificar a opção 1 listada acima por ser mais complexa e a opção 2, a partir desses exemplos torna-se possível a padronização de qualquer política de cotas.

Em uma partição existe o compartilhamento da pasta Users, na qual dentro dela encontra-se um pasta para cada usuário existente do domínio, essas pastas são as “particulares” de cada usuário.

INSTALANDO O FILE SERVICES
1-  Abra o “Server Manager“, em seguida, botão direito em “Roles“, depois em “Add Roles“, selecione “File Services” e clique em “Next“.

2- Você receberá uma “introdução” ao File Services, clique em “Next” para continuar.

3- Em “Select Role Services” selecione a opção “File Server Resource Manager“, em seguida em “Next“.

4- Em “Configure Storage Usage Monitoring”, marque os discos a serem monitorados, é possível alterar a seleção e opção de monitoramento posteriormente.

5- Em “Set Report Options” selecione o local a ser salvo os logs gerados, para o nosso cenário estamos salvando em um disco separado do sistema operacional.

6- Verifique as opções selecionadas anteriormente e clique em “Install” para dar continuidade.

7- Após a instalação certifique se houve êxito e clique em “Close“.

CRIANDO TEMPLATES DE COTAS
8-
Em “Start / Administrative Tools / File Server Resource Manager” , navegue até a opção “Quota Templates” conforme imagem, clique com o botão direito e depois em “Create Quota Template“.

9- Em “Create Quota Template” iremos definir alguns padrões para que seja usado como modelo em aplicação de cotas. Dando continuidade ao exemplo vamos criar o template para as cotas de usuários, coloque em “Template name” e “Description” o nome e uma descrição sobre o template. Em “Space Limit” é onde vamos definir o tamanho dessa cota. “Hard quota” não permite que usuários ultrapassem a cota estabelecida enquanto o “Soft quota” permite que os usuários ultrapassem a cota. Para o cenário definimos a cota de “1Gb” e “Hard quota” clique em “Add” para mais configurações.

10- Em “Add Threshold” iremos definir as ações ao se atingir determinada porcentagem da cota. Na aba “E-mail Message” vamos definir que ao atingir 100% de sua cota será enviado um e-mail ao administrador e ao usuário detentor da cota. (ATENÇÃO – para funcionar a função do e-mail é necessário que haja um servidor SMTP).

11- Agora na aba “Event Log” vamos marcar para que haja um “Warning” no Event Viewer.

12- Verifique como ficou e confirme o template em “OK“.

13- Vamos repetir os mesmos procedimentos acima porém para definirmos cotas aos compartilhamentos de departamentos. Para esse cenário vamos usar a cota de 10Gb em “Soft Quota” (para monitoramento), vamos definir que em 60% da cota será enviado um “Warning” ao Event Viewer, ao atingir 85% um novo “Warning” e “E-mail ao administrador”, e por final ao atingir 100% também terá as mesmas configurações do 85%.

14- Em “Quotas” vamos definir o template criado anteriormente, para que seja aplicado ao grupo de pastas conforme mostrado no início do artigo. Clique com o botão direito em “Quotas” e em seguida em “Create Quotas“.

15- Em “Create Quota” selecione a pasta pai e marque a opção “Auto apply template and create quotas on existing and new subfolders” em “Quota properties” selecione a cota definida anteriormente, você verá um resumo do template em seguida clique em “Create“.

16- Tecle “F5” ou clique em “Refresh” para que seja carregada as pastas.

VERIFICANDO A APLICAÇÃO DA COTA
17- Logado em um client, verifique que conforme o cenário o “Compartilhamento Particular” está definido como 1Gb.

18- Porém o nosso usuário salva muitos arquivos em sua pasta particular, e com isso, acabou o seu espaço.

19- Vamos verificar o log e realmente ele atingiu a cota de 100% conforme definido anteriormente.

20- Porém vamos imaginar no cenário que esse usuário justifique que há uma necessidade em aumento no espaço de seu armazenamento, e tal solicitação foi feita pelo seu gestor, podemos abrir uma exceção e aumentar a sua cota “individualmente”, sem afetar aos demais usuários. Ainda em “Quotas” localize a pasta correspondente ao usuário, e com um duplo clique o “Quota Properties” é aberto, defina a nova cota e confirme em “OK“.

21- Vendo novamente do compartilhamentos do usuário, podemos verificar que a nova cota para o mesmo já está aplicada.

Mais uma vez espero que tenham gostado, é muito importante planejar bem o seu File Server de modo a otimizar o seu armazenamento, é possível através do FS Resource Manager atribuir máscaras de arquivos, proibindo ou permitindo apenas o armazenamento de determinadas extensões, por exemplo não permitir que seja salvo conteúdo de vídeo e áudio nos compartilhamentos individuais.

Porém esse é um outro artigo a ser discutido posteriormente.

Abraços a todos

Discussão

3 comentários sobre “Adicionando cotas em compartilhamentos do File Services

  1. Bom dia Bruno,

    Tem como salvar estas configurações de cota para ser aplicado depois da migração das pastas para um novo servidor?

    Publicado por Rodrigo Diniz | quarta-feira, 03 maio 2017, 10:01

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Implementando File Screen em seu File Server « Suporte de Rede - segunda-feira, 19 setembro 2011

  2. Pingback: Implementando File Screening em seu File Server – DevOps - terça-feira, 26 junho 2018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: